2) Como economizar custos na prática com Power BI Embedded
0
0

2) Como economizar custos na prática com Power BI Embedded

Felipe Rodrigues
2 min
0
0
Email image

Diferentemente do modelo tradicional de licenciamento por usuário (PRO ou PPU), é possível contratar uma capacidade dedicada para o Power BI Embedded, com um SKU específico que define o poder de processamento e a memória necessários para renderizar os relatórios do Power BI. Esse modelo permite acesso ilimitado de usuários, desde que suportado pela capacidade adquirida, e integração em qualquer aplicação por meio de APIs.

A capacidade mais acessível, F2 (0,25 vCore e 3 GB de RAM), comporta modelos de dados de até 3 GB e, considerando uma utilização de 12 horas diárias por 5 dias na semana, apresenta um custo aproximado de R$ 600,00 por mês na Microsoft. Para efeito de comparação, o valor mensal de 10 licenças de usuário Power BI PRO (R$ 59,00 por licença) já equivale ao custo do Embedded, com o adicional de oferecer recursos exclusivos das capacidades premium e acesso ilimitado de usuários conforme o SKU escolhido.

Com o aumento do número de usuários, a economia se torna exponencial, já que os custos estão relacionados ao poder de processamento demandado e não ao número de usuários ativos. Assim, ao planejar a capacidade necessária e otimizar o ambiente, o uso de um portal com Power BI Embedded pode ser uma excelente alternativa para reduzir custos do Power BI na sua empresa.